Com o surgimento do novo coronavírus o mundo foi obrigado a se reinventar em todos os quesitos, em especial, a higiene tanto no  âmbito pessoal como coletiva (por exemplo a higiene ambiental). Para barrar a COVID-19 é necessário o  empenho de todos nessa batalha.

As autoridades de saúde  recomendam diversos produtos para  desinfecção de ambientes, sendo eles por meio de: Hipoclorito de Sódio, Peróxido de Hidrogênio, Quaternários de Amônio e o Ozônio, porém, é preciso  tomar muito cuidado na hora de utilizar esses produtos! O Hipoclorito de Sódio é um produto corrosivo e que pode causar graves lesões na pele e nos olhos, podendo também produzir irritação nas vias respiratórias.

No caso do Peróxido de Hidrogênio se for inalado e a pessoa possuir hipersensibilidade ao ativo  pode causar danos à  saúde, tais como: irritação no nariz, garganta e vias respiratórias podendo levar o indivíduo a adquirir  doenças como bronquite ou problemas pulmonares.

O Desinfetante à base de  Quaternário  Amônio 5ª Geração e Biguanida, é um produto menos  agressivo, uma vez em que a DL 50 oral dérmica do G-MED BIGUAN para mistura  pronta  é igual a 8.650,52 mg/Kg massa corporal e um valor de DL 50  diluído na proporção máxima do produto  registrado para desinfetante (1: 40 partes de água) igual a  346.020,80 mg/Kg massa corporal. Por possuir  DL 50 o G-MED BIGUAN possui toxicidade aguda  relativamente baixa, caso não seja respeitadas as normas de diluição o produto pode oferecer riscos para pessoas vulneráveis que apresentam hipersensibilidade aos ativos que compõe o produto acabado.    

No caso do Gás de  Ozônio a atenção deve ser redobrada ,  a exposição ao gás de ozônio produz problemas nas vias respiratórias e irritação nos olhos, podendo levar a  pessoa a óbito.

A Glix Química, possui um Desinfetante à base de Quaternário de Amônio 5ª Geração e Biguanida, o “G-MED BIGUAN”. O desinfetante G-MED BIGUAN é um produto hiperconcentrado para a desinfecção de superfícies fixas, composto pelos ativos: Cloridrato de Polihexametileno Biguanida (PHMB) e Quaternários de Amônio, que atribui ao produto uma ação biocida superior contra um largo aspecto de microrganismos como bactérias, fungos e vírus.

G-MED BIGUAN é muito usado para desinfecção de hospitais, clínicas médicas e odontológicas, laboratórios e vários outros estabelecimentos de saúde. Ele é indicado para pisos, paredes, mobiliários e artigos não críticos não oxidando metais.

As vantagens de usar o produto G-MED BIGUAN é que ele é um produto de baixo custo operacional por ser hiperconcentrado, e que oferece qualidade e eficácia em um único produto, sendo também um produto no qual apresenta ampla ação biocida, versatilidade, estável e mais seguro.


Yuri Pires

Redator